quinta-feira, 21 de maio de 2009

Espaço Aberto

-
OLIMPÍADAS... UM PRESENTE DOS GREGOS
- por Lourival Júnior, maio de 2009
-
Os Jogos Olimpícos, também conhecidos como Olimpíadas, nasceram em Olímpia, cidade da Grécia Antiga, arena de deuses, filósofos, dramaturgos e guerreiros. Eis aí um saudável presente dos gregos para o mundo.

Esses jogos constituem uma série de eventos desportivos, ocorrem de quatro a quatro anos e reúnem atletas de quase todos os países para competirem em diferentes e diversas modalidades. Aos classificados, são oferecidos medalhas de ouro, prata e bronze.

Criados em homenagem aos deuses gregos, especialmente Zeus, por volta de 776 a.C., os Jogos Olímpicos atravessaram os mares e se tornaram verdadeiros palcos festivos, adornados por confrontos políticos, reivindicações, desfiles de vaidades e constelação de estrelas; cenas comuns quer seja entre os países participantes, quer seja entre os próprios competidores. Originalmente, os jogos se mesclavam à celebração do esporte e do culto à beleza estética humana, sobretudo masculina. Havia ali uma intenção mística e fúnebre de saudar os mortos de cada cidade-estado da Grécia.

Ao longo do tempo, as Olimpíadas se institucionalizaram, esportistas se profissionalizaram, atletas femininas ganharam reconhecimento, talentos foram descobertos, tecnologias invadiram o cenário e a competitividade cresceu em escala avassaladora. Embora seja salutar a prática dos esportes, o universo olímpico dos dias atuais reflete uma mistura de diversão, lazer e disputas. O solene sentido de paz, solidariedade e amizade, conclamado pelo Barão Pierre de Coubertin, que oportunizou o regresso às tradições olímpicas na Era Moderna, é uma tocha em ebulição.

Por isso, para que possamos, efetivamente, desfrutar desse valioso presente grego é preciso que as Olmpíadas transcendam o estatuto de instituição esportiva, incorporando o espírito de união, harmonia, igualdade e respeito entre nações, povos, raças, etnias e genero. Afinal, a essência olímpica deve permear a essência da vida: superar obstáculos, vencer desafios, realizar sonhos e ser feliz.

Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos
http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/historia-dos-jogos-olimpicos.htm
http://www.suapesquisa.com/olimpiadas/

Um comentário:

  1. Ajuda- me a achar outras civilzações que participaram das Olimpiadas gregas, na antiguidade.
    Obrigada!
    Leila Valerstain

    ResponderExcluir