Olimpiadas na Grécia Antiga

Loading...

Olimpíadas em Beijing - 2008

Loading...

Atletas Brasileiros nas Olimpíadas de Pequim

Loading...

Olimpíada Brasileira de Matemática 2009

Loading...

Olimpíadas de Matemática

Loading...

sábado, 16 de maio de 2009

Como Participar II - O Aluno




Quais são os objetivos da OBMEP?

A OBMEP pretende estimular nos alunos o gosto pela Matemática e pelo raciocínio, o desenvolvimento do senso crítico e de bons métodos de estudo. Estas habilidades são essenciais no desempenho em todas as áreas de conhecimento e no exercício da cidadania. Outra meta é que os alunos participantes possam descobrir na Matemática uma fonte de beleza e prazer intelectual, independente de suas futuras opções profissionais. Este projeto tem como ponto essencial envolver ativamente os professores das escolas públicas, estimulando-os na direção de seu aprimoramento pessoal e da excelência no ensino da Matemática. Finalmente, a OBMEP quer descobrir alunos com talento para as áreas científicas e tecnológicas e proporcionar-lhes condições de desenvolver suas habilidades matemáticas. Em resumo, a OBMEP pretende ser um fator positivo para a melhoria da qualidade do ensino nas Escolas Públicas do país e exercer o papel de agente de desenvolvimento social, cultural, científico e tecnológico do Brasil. Esta é a razão de ser e o objetivo maior da OBMEP. Os organizadores da OBMEP acreditam que a Matemática, assim como o esporte, não é apenas uma habilidade ou um conhecimento técnico, e sim, que ela pode ser uma atividade integradora, de inclusão social, e uma oportunidade de desenvolvimento pessoal a que deve ter acesso o maior número de crianças e jovens.

Por que é importante participar da OBMEP?

Os resultados decorrentes da participação na Olimpíada são os mais variados. Mas é importante sublinhar que a capacitação no pensamento matemático forma o aluno e o cidadão, contribuindo efetivamente para um bom desempenho escolar e para a participação ativa na sociedade. A experiência mostra que muitos participantes de Olimpíadas de Matemática melhoram seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares, e os números mostram que vários deles apresentam excelente índice de aprovação em concursos vestibulares de todas as áreas e nas mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil. Outro excelente resultado da participação nas Olimpíadas é a mudança de atitude com relação à Matemática. Ao trabalhar de modo prazeroso, estudando problemas e aplicações de Matemática que fogem do dia-a-dia de sala de aula e interagindo diretamente com colegas e professores, o estudante descobre a Matemática como linguagem viva de descrição de fenômenos naturais, científicos e tecnológicos, com seus métodos próprios de pensamento e sua beleza única. Finalmente, não se pode também deixar de apontar que, à medida que o aluno desenvolve sua capacidade de resolução de problemas, crescem também sua autoconfiança e autoestima. As habilidades de análise e crítica, constantemente enfatizadas no estudo de Matemática, criam uma nova disposição para o estudo e uma melhor apreensão de conceitos de qualquer natureza.

Como está estruturada a OBMEP?

A OBMEP está dividida em três níveis: Nível I - alunos de 5a e 6a série; Nível II - alunos de 7a e 8a série; Nível III - alunos do Ensino Médio. e será realizada em duas fases: 1a fase : Prova objetiva, com 20 questões de múltipla escolha, para todos os alunos inscritos, a ser aplicada nas escolas. A correção será feita pelos professores das próprias escolas, seguindo instruções e gabarito elaborados pela Direção da OBMEP. 2a fase : Prova discursiva, com 6 a 8 questões. Participarão desta fase apenas 5% dos alunos de cada escola, que tiverem melhor desempenho na primeira fase. O calendário de provas nas duas fases será o mesmo para os três níveis. A OBMEP premiará alunos, professores, escolas e municípios. A premiação dos alunos consistirá em medalhas de ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e bolsas de iniciação científica Jr., do CNPq. As bolsas serão concedidas para a realização de projetos de estudo, orientados por professores designados pela SBM e pelo IMPA. Os professores premiados participarão de estágio de capacitação no IMPA. As escolas premiadas receberão certificados de menção honrosa e, algumas, laboratórios de computação. Os municípios premiados receberão certificados de menção honrosa e, alguns, quadras de esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário