sábado, 16 de maio de 2009

Como Participar I - A Escola

Como participar da OBMEP?

Para participar, é necessário que a Escola preencha a sua inscrição on-line através desse site . A inscrição pode ser também por via postal, com o preenchimento da ficha no formato de carta-resposta, que será enviada à todas as escolas no kit de divulgação. É importante a participação de todos os alunos da Escola na primeira fase da OBMEP. Assim, além de vivenciar momentos de interação e entusiasmo com todos os seus alunos, a Escola terá mais representantes na segunda fase da competição e, com isso, maiores possibilidades de premiação. Participe da OBMEP – Vamos somar novos talentos para o Brasil!

Como participar da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática)?
Em geral, o aluno participa da Olimpíada Brasileira de Matemática através de sua escola (níveis 1, 2 e 3) ou Universidade (nível Universitário). Esta por sua vez, assegura sua participação entrando em contato com um coordenador regional e nomeando um professor para ser o representante da Olimpíada na escola ou universidade. Se você é um estudante que deseja participar da Olimpíada, mas sua escola ou universidade não tem um representante da OBM, entre em contato conosco. A Olimpíada Brasileira de Matemática é realizada em quatro níveis: Nível 1 - para alunos matriculados na 5ª ou 6ª séries do ensino fundamental quando da realização da primeira fase da OBM.Nível 2 - para alunos matriculados na 7ª ou 8ª séries do ensino fundamental quando da realização da primeira fase da OBM. Nível 3 - para alunos matriculados em qualquer série do ensino médio quando da realização da primeira fase da OBM ou que, tendo concluído o ensino médio menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data da realização da primeira fase da OBM.Nível Universitário - para alunos que ainda não tenham concluido o curso superior (normalmente estudantes universitários em nível de graduação, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período).

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
A idéia de um grande evento nacional de Matemática voltado para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio nas escolas públicas faz parte do Projeto Universidade-Escola da SBM, que tem por objetivo o aprimoramento do ensino da Matemática no Brasil. A proposta teve excelente acolhida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC). Este projeto está sendo agora implementado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Projetos semelhantes, voltados para as Escolas Públicas e apoiados pela Secretaria de Inclusão Social do MCT já vêm sendo realizados em alguns estados do Brasil, como Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe, com grande repercussão e excelente receptividade junto a alunos, professores, escolas e comunidades locais. Além disso, o Ceará vem realizando com enorme sucesso o Projeto Numeratizar, dirigido às Escolas Públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário