sábado, 16 de maio de 2009

Olimpíada de Matemática





O que é uma Olimpíada de Matemática?

É uma competição, como as de natação e futebol, como concursos de literatura ou festivais de música, e, como toda competição, tem sua preparação específica. O treinamento dos " atletas " de Olimpíadas de Matemática consiste na resolução de problemas de Matemática individualmente e em grupo. Eles " treinam " com o objetivo de desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade, bem como bons métodos de pensamento e de trabalho.


As Olimpíadas de Matemática no Brasil e no Mundo

A primeira Olimpíada de Matemática aconteceu na Hungria, em 1894. Desde 1959, realiza-se anualmente a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), da qual participam alunos do ensino médio de cerca de 100 países. A Olimpíada Iberoamericana de Matemática conta com a participação de alunos de mais de 20 países da América Latina, além de Espanha e Portugal. Em 1994 foi criada uma Olimpíada Internacional de Matemática voltada apenas para estudantes universitários, a IMC, que já está em sua 11a. edição. No Brasil, a Academia Paulista de Ciências criou em 1977 a Olimpíada Paulista de Matemática; dois anos mais tarde, surgiu a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A OBM, em conjunto com as Olimpíadas Regionais de Matemática, envolve anualmente a participação de cerca de 200 mil estudantes no Brasil. O Brasil tem participação expressiva nas Olimpíadas internacionais. Na IMO, alunos brasileiros já conquistaram seis medalhas de ouro e um grande número de medalhas de prata e bronze. Nos últimos anos, o Brasil tem figurado entre os vinte países de melhor rendimento, à frente de Alemanha, Canadá, França e Inglaterra, entre outros. Na última edição da Olimpíada Iberoamericana, cada um de nossos representantes obteve uma medalha de ouro, marca nunca antes obtida por qualquer outro país participante. Estes resultados mostram que os estudantes brasileiros são tão inteligentes e criativos quanto seus colegas de outras partes do mundo, sendo apenas necessário que lhes sejam dadas a oportunidade e as condições de expressar seu potencial.


O que é a Olimpíada Brasileira de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário. Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral. Algumas das ações estabelecidas no projeto, que recebeu apoio do CNPq, são: Ampliação da Comissão de Olimpíadas da SBM, com o estabelecimento de uma Secretaria, localizada no IMPA, para centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olímpicas e para apoiar os coordenadores regionais . Criação da revista Eureka!, editada três vezes por ano, contendo informações e material de preparação para Olimpíadas. Estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes e as escolas, através da revista Eureka!, deste site da Internet e de um cartaz, a ser enviado a todas as escolas cadastradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário